top of page

Mudar é tornar-se quem se é

  • Debora Ly Rolino
  • 31 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2024

É comum, entre meus clientes, escutar a pergunta “Eu sei exatamente o que eu preciso fazer para mudar, então porquê não consigo?”.


De uma forma reducionista a resposta seria algo como: “Você sabe racionalmente o que precisa fazer, porém seu corpo e suas emoções não estão alinhados com a sua cognição.”


Eu acredito que todos os indivíduos possuem uma *capacidade inata ao desenvolvimento e auto-regulação*, ou seja, um potencial intrínseco para evolução. Todavia, ao longo da vida, quando vivemos diferentes experiências de rejeição, nos afastamos do estado de integração característico da infância e nos tornamos *incongruentes*.


A incongruência consiste em uma discrepância entre nossa consciência (o que achamos que tem que ser feito), nossa experiência (o que queremos fazer) e a expressão destas (o que realmente fazemos). Isso gera angústia e sofrimento.


Um dos papéis da psicoterapia é o de facilitar este retorno do indivíduo ao seu funcionamento integrado e espontâneo, favorecendo a ação natural da auto-regulação e a construção de uma vida mais positiva.


Você já pensou em procurar um facilitador para o seu processo de "voltar a ser quem você realmente é?".


Saudações cordiais,


Débora Ly Rolino l CRP 06/159416


🌍 Atendimentos on-line e presencial. - “Primeiro eu me aceito, então mudo.”

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page